Por que corrida é uma das melhores atividades para quem está começando a se exercitar?
O sedentarismo é uma condição que afeta grande parte das pessoas no Brasil e no mundo, e apesar de muitos afirmarem que o problema é a falta de tempo, o segredo para conciliar a rotina corrida com a prática de atividades físicas é planejamento. Em algum momento você precisa começar para que o sedentarismo não tome conta e se torne cada vez mais difícil dar o primeiro passo!
O que o sedentarismo pode causar?
Entre os principais sintomas, o sedentarismo pode causar cansaço excessivo, insônia, dores nas costas, aumento de peso, acúmulo de gordura, apneia do sono e ainda pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o aumento de colesterol, entre outros problemas. Mas afinal, para evitar as consequências causadas pelo sedentarismo, por qual atividade física começar?
Por qual atividade física começar?
A corrida, por exemplo, é um esporte considerado muito bom para quem está começando a se exercitar. Além de eliminar o sedentarismo, é ideal para quem quer emagrecer. Mas para não desistir logo de primeira, evite correr muitos km seguidos, mesmo sendo possível, pois isso evita dores intensas no dia seguinte e possíveis lesões. Por isso, comece mais devagar e vá progredindo com o tempo.
A dica para começar bem é intercalar a corrida leve com a caminhada. Para cada um minuto de corrida, caminhe por um minuto e mantenha a sequência por até 30 minutos. Conhecido como treino intervalado, é uma excelente estratégia para aumentar o metabolismo, queimar gorduras indesejadas, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e liberar endorfina.
Você também pode intercalar a corrida com outras atividades, como aeróbicas, pular corda, alongamentos, subir escadas, ou simplesmente dançar. O mais importante é se movimentar e saber que o sedentarismo não pode mais fazer parte da sua vida!
Sem contar que quando você começar a dar a atenção que as suas estruturas musculares e ligamentos do corpo precisam, seu corpo ganhará cada vez mais flexibilidade, resistência e força, capacidades biomotoras que todo corpo precisa para se manter saudável e ativo.
E lembre-se: é sempre bom conversar com um profissional da área antes de iniciar qualquer treino. Aqui na Academia do Tênis Clube Jundiaí você pode contar com os professores para montar o melhor treino para a sua necessidade e condição física.
Notícias