jun 01, 2022

Praticar exercícios físicos nem sempre é sinônimo de emagrecimento. Veja os motivos

Aqui no blog do Tênis Clube Jundiaí já mostramos diversas atividades físicas em que um dos benefícios do esporte é a perda de peso. Mas muitas pessoas que começam a se exercitar com esse objetivo acabam não conseguindo perder quilos nas primeiras semanas e desanimam para continuar os treinos. Esse processo, no entanto, é normal, e tem várias razões para isso. Em alguns casos, inclusive, o esportista pode até ganhar peso no começo. Mas vamos explicar melhor neste artigo.

Ao começar uma atividade física, cada pessoa tem um objetivo em mente. Pode ser ganhar massa muscular, perder peso, melhorar a flexibilidade ou deixar o sedentarismo de lado. E, vale ressaltar, cada pessoa tem um biotipo e um ritmo diferente, então cada um terá um resultado único.

Quem começa um treino esperando emagrecer logo de cara pode desanimar caso o peso na balança não diminua nos primeiros dias. Mas, além dos exercícios físicos, como anda sua alimentação em casa? Pois de nada adianta treinar e continuar comendo como se não houvesse amanhã.

Muitas vezes, uma dieta balanceada vai ter mais efeitos do que um exercício físico. Afinal, uma corrida na esteira pode até queimar calorias, mas comer uma pizza depois vai devolver tudo aquilo que você perdeu, por exemplo.

O ideal é equilibrar a atividade física com uma boa dieta, diminuindo o consumo de gordura, doces, fast-food e frituras, aumentando a ingestão de legumes, frutas e verduras. Procure um nutricionista para ajudar na melhor dieta. 

Um outro fator que influencia na dificuldade da perda de peso é uma noite mal dormida. Dormir mal pode aumentar o estresse, que afeta a produção do cortisol, um hormônio que quando elevado diminui a liberação de serotonina e aumenta os sintomas de irritabilidade e ansiedade, que levam à chamada ‘fome emocional’, fazendo com que as pessoas procurem saciar a fome com alimentos calóricos. 

É preciso atenção também no aumento da massa muscular. Afinal, é normal uma pessoa ganhar massa magra ao iniciar uma atividade física, principalmente com os treinos de força, e o número que se vê na balança pode estar relacionado a isso, e não à ‘gordura’ que todos querem perder.

Então, saiba que o peso final pode estar ligado ao ganho de músculos mesmo perdendo gordura. Mas como saber se o treino está dando certo? Repare, por exemplo, se suas medidas estão diminuindo e se as roupas estão ficando mais largas. Há também avaliações específicas feitas pelos especialistas, que mostram o seu percentual de gordura e músculos. 

Seja qual for o caso, o importante é conversar com um profissional da área antes de iniciar os treinos, para que os exercícios sejam realizados de acordo com os seus objetivos e de uma forma correta. Na Academia do Tênis Clube Jundiaí, você pode contar com os nossos professores para adequar o seu treino.